Make your own free website on Tripod.com

 


 
Comissão Vida, Justiça e Paz
do Arquidiocesis de Cali

Criado em 1996 para Monsignor Isaías Duarte Cancino, arzobispo de Cali, como um pastoral especializado. Faz exame da carga dos programas de direitas humanas e da atenção às vítimas da violência; suas linhas de ação são orientadas a:
 

FORTALECEMENTO DA COMUNIDADE

O processo violento da transformação que a Colômbia vive, de uma sociedade rural a uma urbana e da mudança intensive do modelo econômico, força a trabalhar para a reunião da população desagradada com de recepção e a procurar o reconciliaçao das vítimas da violência, através dos programas que reservam para compreender o que está acontecendo, para gerar os compromissos de solidaridade e para organizar a comunidade com oferta que facilitam o desenvolvimento cultural novo do país.
 

A FORMAÇÃO E A INVESTIGAÇÃO

A necessidade compreender a realidade reservam para realizar programas da formação com as vítimas da violência para criar as ferramentas que reservam para viver no meio do adversidade.
Os programas da formação e da investigação reservaram para compartilhar de experiências com os setores múltiplos, instituições, organizações e para nivelá-las com a violência que gera grupos; foram conseguidos três séries de audio-visual na experiência das direitas humanas em Colômbia, a aplicação da lei internacional humanitária no conflito colombiano e nos elementos principais que alcançaram em ter criado a identidade cultural colombiana.

Este material foi convertido na ferramenta fundamental dos processos pedagogic em faculdades, em universidades e em comunidades.
 

RECEPÇÃO PASTORAL

É o programa que reserva para oferecer uma luz da esperança que visto seus selves mergulhe nas profundidades do conflito armado e da escuridão do corrupçao.
 

CULTURA O INSTRUMENTO DA PAZ

«A cultura é carregado com o mandato inicial do deus aos seres humanos: Para crescer e multiplicar, encher a terra e para submetê-la (cf. Gn 1, 28-30). Neste formaçao a cultura é cultivo e expressão de tudo humano ele em relação amorosa com natureza e na dimensão da comunidade do poblo».1

Com este mandato, o projeto da "cultura instrumento da paz" trabalha com as pessoas que através de um processo do reconocimento de seu historia, de seu sentido da vida e a sua projeção do futuro controle descobrir que seus talent e lhe dão forma através de algumas das expressões artísticas para o pôr ao serviço de outro, propicia uma reunião na diversidade cultural.

O projeto da "cultura instrumento da paz" abriu espaços aos homens novos e às mulheres com os manifestaçao cultural diferentes dos tradicionais de Cali. Em 1996 a oportunidade foi oferecida a cem vinte (120) representantes do cultura HIP - HOP a fim de que apresentassem seu trabalho artístico antes da cidade. O dedication, esforço e compromisso acompanhado com o programa integral da formação para melhorar suas circunstâncias que artísticas e sociais reservaram para ganhar espaços na Feira de Cali, a Câmara de Comércio de Cali, o la Fundación pra Educación de Parágrafo Superior e outras organizações que suportaram suas diferentes expressões artísticas.

Pela mesma maneira, através do teatro, da dança, das histórias e do trabalho do ofício foi conseguido estimula homens novos e mulheres de outros setores, nós compreendemos que a única coisa que é necessitada é a confianza e abrir o espaço a fim de que construíssem e criassem o que sempre tiveram guardado em seu interior. Baseado nas palavras do papa Joao Pablo II, que afirma que "os intercâmbios cultural oferecem ocasiões insospechadas de promover a paz", nós continuamos permitindo a reunião a fim de que a atividade artística quebre as barreiras que a arma e a violência construíram.
 

RECONCILIAÇÃO NA AÇÃO

O reconciliaçao é a etapa a mais grande que toda a pessoa pode dar em seu processo da transformação. Comissão Vida, Justiça e Paz realizam uma série das oficinas com as vítimas da violência, faculdades, universidades, paroquias. São dirigidos ao propiciar uma aproximação à verdade, para descobrir o sentido o mais profundo da mercê, compreender o valor da justiça e compreender que nós estamos criados à imagem e à similaridade do Deus. Para a última condição nós podemos descobrir em nosso interior a força necessária a cheirar e viver do formulário permanente com a reunião com ele, e aproximamos nosso similar outra para administrar esta terra e tudo o que nele habita.
 

PROGRAMAS PARA A MELHORIA DO RENDIMENTO

O Comissão Vida, Justiça e Paz do arquidiocesis de Cali atendem também diretamente às vítimas da violência com programas do treinamento para o trabalho, administração de projetos produtivos, com o iluçao que ao alvorecer desta noite escura nós contamos com as pessoas capazes de reconstruer o país com dignidade.

 


1  Santo Domingo - conclusões
   IV Conferência Geral do Episcopado Latin-Americano 1992.  Regresar a marca da nota
 
 

Comisión Vida, Justicia y Paz
de la Arquidiócesis de Cali

Carrera 24 No. 3-60 Tels:  557 7804 - 556 8218 - 558 2163

Cali, Colombia

Comissão Brasileira Justiça e Paz  |  Español  |  English
 
  ¡Envíenos sus comentarios!

get this gear!